sábado, 12 de janeiro de 2008

Carnaval e Páscoa - Feriados Lunares


Olá Caros Leitores!
Felicitações por esse novo ano que inicia... Mais um Ciclo Solar se passa!

É interessante ver como poucas pessoas sabem que nós Ocidentais temos alguns feriados que representam o Ciclo Lunar. A Páscoa e o Carnaval são os dois mais importantes. Nós que somos "Cristãos" (o Ocidente e a América em Geral) temos como principal data comemorativa a Páscoa, que representa a Paixão de Cristo, o grande motivo para a existência do Cristianismo. Porém nossa sociedade contemporânea conseguiu deturpar tanto a data mais importante, como os símbolos que representam esses feriados religiosos. Sobre a Páscoa, comentarei quando estivermos mais próximos.

Mas o que a Ciclo Lunar tem haver com o Cristianismo? Bem, já repararam que sempre na Páscoa a Lua é Cheia e no Carnaval ela é Nova? Coincidência??? Ohhhhh!!!!! Claro que não! Em todas as sociedades, a Lua é associada ao amor e a figura feminina principalmente. Na Mitologia Grega representava a Deusa Ártemis ou Diana para os Romanos. Entre muitas sociedade ameríndias ela é associada a Deusa Mãe. No Oriente, no Egito, na Índia, na Austrália, enfim, entre vários continentes, a Lua é símbolo do amor, da fecundidade e da Mulher. O Ciclo de 28 dias entre Nova, Crescente, Cheia e Minguante são proporcionais ao Ciclo Menstrual de qualquer mulher. No Cristianismo, a Páscoa representa o dia em que Cristo foi crucificado, na primeira sexta-feira de Lua Cheia da primavera no Hemisfério Norte do planeta (o que coincide com a primeira do outono no Hemisfério Sul). Para os Cristãos se purificarem para esta festividade, é necessário ficar de meditação (ou deserto) durante 40 dias, onde cada um de nós deveríamos se abster de algum prazer durante esse período. Então, 40 dias antes da Páscoa é a Quarta-Feira de Cinzas do Carnaval. Nós extravazamos tudo que queremos nesses 5 dias para iniciar esse processo de purificação da alma. São as Quaresmas que têm em qualquer Paróquia. Logo, o Cristianismo também tem um rito de purificação espiritual...

Esses dias vi no noticiário que os empresários do Rio de Janeiro querem colocar o Carnaval numa data fixa, para assim melhor lucrarem durante o Carnaval Carioca, o mais famoso do Mundo. O Comércio se tornou mais importante que a Religiosidade. A Sociedade Capitalista consegue justificar o fim do sentido espiritual de nós, para assim perdermos cada vez mais o contato com aquilo que nos torna mais humanos: a prática de religiosidade. Não a prática antiga de seguir alguma doutrina sem compreendê-la, mas o sentido de prática de nos aperfeiçoarmos quanto pessoas. A Práxis que de uma certa forma é lembrada pelos marxistas. E agora estamos mais uma vez a mercê dos interesses do Grande Empresariado Brasileiro. Enquanto que o Carnaval no início de fevereiro estragará os "negócios" da Burguesada, nós ficamos cada vez mais estragados sem a prática de espiritualidade. Lembrem-se, como a Páscoa representa a primeira Lua Cheia da primavera no Hemisfério Norte, TODA a forma de religiosidade também estará sintonizada, pois representam ciclos do Planeta Terra, que muitos de nós já esquecemos que vivemos nele.

Por falar em Carnaval e feriados (que logo se associam a "viagens" e "divertimento"), descobri um site bem massa sobre o Turismo na Região Missioneira como um todo, desde os nossos 7 Povos até a Região Missioneira do Continente Sulamericano. É uma boa pedida para quem tem aversão ao apelativo Carnaval Carioca, e pretende conhecer algum lugar diferente e bem massa, assim como resgatar algum sentido de religiosidade nesse Feriado de Lua Nova dos dias 02 a 05 de fevereiro.

O Site é: http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/missoes.shtml

Um comentário:

Unknown disse...

Bahhh muito interessante...eu aprendi bastante com este post....pois percebi q realmente estou contaminada pela burguesia q nos aprisiona em seu capitalismoe não nos deixa ver além da aquisição,do desejo de obter coisas materiais!!
Percebi q sou ignorante em relação a estas datas..e que se perdeu há mto tempo seu verdadeiro sentido...e deu pra perceber tbm como a natureza é caprichosa e sábia com as luas,a relação direta q esta tem com o ser humano,é algo anti-humano rejeitar a natureza como o homem há mto tempo faz....é algo q expressa a ignorancia e obscuridade intelectual q viivemos...em uma época q assistir o big brother se torna mais interessante do que ler um livro qualquer seja ele de auto-ajuda!!!
A gente vive na era do superficial..onde a putaria e o inferno da buguesia bitolada e sua cegueira social é aplaudida pal maioria que acredita viver em uma democracia...numa mentira chamada livre-arbítrio!!!