segunda-feira, 21 de abril de 2008

Paraguai agora é esquerda!


Olá Caros Leitores!

É com grande alegria que publico sobre a ultima grande noticia de nosso continente: a vitória do ex-bispo Fernando Lugo no pleito presidencial paraguaio.

Finalmente, depois de 61 anos, o Paraguai se livra das garras do Governo Colorado, que desde antes da Ditadura Militar daquele país (1954-1989) se mantém no poder. Uma vitória linda, que com certeza vai impulsionar mais a integração Sul-americana. Mas vamos analisar o Paraguai de uma forma geral, desde suas origens até esse grande momento político.

O Paraguai foi formado a partir da experiência das Missões Jesuíticas, onde após a expulsão dos padres da Companhia de Jesus em 1768 continuou sua trajetória de desenvolvimento.

Em 15 de maio de 1811 se tornou a primeira república do continente através da independência proclamada por Dr. José Gaspar Garcia Rodriguéz de Francia, sem luta e sem guerra, criando um Estado forte militarmente, auto-sustentado, porém sem saída para o mar. Dr. Francia, também conhecido como "O Supremo", veio a falecer em 1840.

De 1840 até 1870, assume o poder a família Lopez, primeiro o pai, Carlos Lopez, que introduziu a Indústria de Base naquele país. Após seu falecimento, seu filho Francisco Solano Lopez desejava que o Paraguai se tornasse o principal país do continente. Porém, com o advento da Guerra do Paraguai (1865-1870), viu seus sonhos cairem por terra. Não só seu sonho, como o sonho de toda a população paraguaia. Cabe lembrar que essa Guerra deixou nada mais nada menos que 90% de seus homens e 50% de suas mulheres mortos. Em outras palavras, a população foi dizimada! Tanto é que em 1871 surgiu uma lei que permitia que o homem poderia casar com 3 mulheres, para assim poder repovoar aquele país. Os liberais tomaram o poder, e começou aí a triste história da grande nação paraguaia. A derrota na Guerra do Paraguai fez esse país amargar 50 anos de estagnação econômica.

Em 1932, tropas bolivianas invadem o Paraguai, ocasionando assim a Guerra do Chaco (1932-1935). Com a vitória das tropas paraguaias, o Chaco foi incorporado a seu território.

Em 1954 Alfredo Stroessner dá o golpe militar, e permanesse no poder até 1989. Não podemos esquecer que a Ditadura Militar de nosso vizinho foi a mais longa do continente, levando o Paraguai a um alto atrelamento em relação aos interesses dos EUA.

Mesmo que o Paraguai venha tendo eleições democráticas desde 1989, somente o Partido Colorado vencia nas urnas. Um país com crescente instabilidade política e corrupções descaradas por parte dos membros do Partido Colorado e dos grandes latifundiários, vê pela primeira vez uma luz no fim do túnel. Não que vá se mudar da noite para o dia a dramática situação de nosso vizinho, mas uma esperança surge na pessoa de Fernando Lugo.

Coincidência ou não, mas um Ex-Bispo poderá quem sabe colocar o Paraguai nos eixos, e quem sabe criar bases para que se torne aquilo que um dia foi, naquela época em que os Jesuítas, junto com o povo Guarani, criaram algo diferente para a humanidade.

Viva Lugo! Viva o Paraguai! Viva a América do Sul! Viva a Esquerda!!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.