sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A Padroeira do Brasil


Olá Caros Leitores!

Antes de mais nada, começo saudando-os pelo dia de hoje, dia de Nossa Senhora Aparecida. Que as pessoas do nosso país tenham uma visão mais humanista e verdadeira da vida, e que as relações humanas sejam de libertação das nossas condições mesquinhas, onde o dinheiro vale muito mais do que um sorriso. E é sobre as relações monetárias que irei falar hoje.

Além de hoje ser dia da nossa padroeira, hoje também é Dia da Criança. Claro que se formos lembrar daquilo que os velhos padres falavam, de sermos como crianças, pois Jesus tinha dito isso alguma vez, sei lá quando, podemos oxigenar melhor nosso entendimento. Mas quando ligamos nossa querida caixinha de alegrias, a Televisão, a última coisa que veremos no dia de hoje será algo sobre Nossa Senhora. Podem parar para analisar! Vai ser propaganda atrás de propaganda sobre brinquedos, produtos infantis, alimentos industrializados, etc. etc. Nada de amor e respeito ao próximo. E não entendemos o porquê das pessoas quererem primeiro dinheiro, para depois pensarem no bem comum. Primeiro o MEU, para quem sabe depois pensar no NOSSO.

Mesmo no nosso continente latino-americano, onde a maioria das cidades têm nome de santos, as pessoas pouco se importam da origem dos nomes das cidades. Pensam apenas em consumir, consumir, consumir... E quem sabe algum milagre possa acontecer na vida delas, pois são pessoas boas...Na boa, para mim isso é esquisofrenia!!!! Tratamos as relações superiores como mercadorias. "Eu vou doar um monte de dinheiro para a Igreja, pois o Pastor vai me dar milagres!!!" Eu troco dinheiro por milagre... Eu compro Deus. E Deus o livre se ele não me atender... Vou colocá-lo no Procon!!!!!

Quero fazer apenas mais um raciocínio: Em 1750 mais ou menos, a Revolução Industrial se iniciou na Inglaterra. Toda a produção mundial começou a tomar fôlego, e se desenvolveu até os níveis que estamos hoje. O Planeta Terra (sim, o nosso) de 350 anos para cá vem sofrendo de uma forma absurda. Só quem não vive na realidade não se deu conta da poluição, do degelo das calotas polares, da qualidade das águas nos nossos rios, enfim, dos problemas que a industrialização trouxe para nossas vidas. Mas mesmo assim a maioria das pessoas querem dinheiro para consumir produtos industrializados, "pois são os melhores"... Há 350 anos foi destruída a civilização mais perfeita que pisou nesse planeta, como disse Voltaire e Montesquieu. Essa civilização era o Povo Missioneiro, que viviam nas Reduções Jesuíticas, na Mesopotâmia Sul-Americana. Será que não está na hora de começarmos a repensar nossos valores, estudar melhor nossa história, e trazermos para nosso dia-a-dia a forma de viver daqueles povos, que o próprio sistema capitalista destruiu? Detalhe: Destruiu aquele povo, e nosso próprio planeta. Será que a busca por dinheiro vai salvar nossa existência???? Pensamos nisso...

Que Nossa Senhora Aparecida traga bençãos e dicernimento ao povo brasileiro. Bom feriado a todos!!!!

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Celo... Serei sincera, faz um tempinho que não encontro 'tempo' para ler teu blogg, nem mesmo, dentro do bolso do meu jeans surrado, não acho moedas, quem dirá tempo!
E hoje, deparei-me com dois temas que andam 'vagando' em meus pensamentos nessa semana: Nada de amor e respeito ao próximo, e muito consumismo (vindo da expansão industrial e do modo de produção "perfeito" e rápido).
Tenho um irmão e uma prima de 13 anos. Não se consideram crianças, mas na hora de ganhar presentinhos é com eles mesmo!
Sabe, ninguém liga para o que estamos comemorando, o que é este feriado e que importância tem. Se não fossem os religiosos,(seja a Igreja Católica que cultua Nossa Senhora Aparecida, ou a Umbanda que cultua Oxum Docô), nem saberíamos que este feriado tem 'nome de santo'; mas, o conheceríamos simplesmente por DIA DAS CRIANÇAS, ou Mattel, Super Festas, Grow, etc...
Não existe mais aquela coisa, de as famílias se reunirem, nem que seja para rezar um terço em proteção às crianças... Não! Isso é ultrapassado! Hoje em dia, tudo é motivo de comilança e "gastação" de R$!
Não sei de onde, nem como, tu consegue tirar tantas idéias genias da tua cabeça...
Mas podes ter a certeza de que me fazes refletir... E muito!... Sobre a infância que levei e a opinião que formei (totalmente contrárias!).
E mais do que isso, me fazes crer, que não é apenas eu que luto por mudanças (mesmo que radicais aos olhos de alguns),mas, que existem outros como eu, que não pensam só no MEU, e sim, no NOSSO!

Parabéns, mais uma vez!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana Duarte Fuentefria disse...

Oi Marcelo.
Aqui é a Luana amiga da Pati e filha do Fuentefria, lembras?
A Pati me passou teu blog e passei pra dar uma olhadinha. E gostei.
Concordo com tuas idéias e valores, e tu consegue expo-las de uma forma bem clara e interessante.
Continuarei lendo.
Abraço.

Marcelo disse...

Claro que lembro Luana.... Faz tempo q naum nos falamos... uma hora vamos sair junto com a Pati...

Que bom que gostou do blog....

beijos

Marcelo disse...

Po Carol... que bom que vc curtiu... bacana mesmo... minha camarada...