quinta-feira, 4 de outubro de 2007

República dos Guaranis


Olá Caros Leitores,

Agora que passamos das festividades de Independencia, tanto o 07 de Setembro, quanto o 20 de Setembro aqui no Rio Grande do Sul, lembro-me de ver muitos conterrâneos, ou apaixonados pela História do RS, batendo no peito o orgulho de ser gaúcho, e é bonito de se ver. Porém quero lembrar você que está lendo sobre o caráter burguês do 20 de Setembro. Tinha toda uma carga de informação Iluminista, republicana, contra um Estado Monárquico. Por isso quero lhe fazer uma proposta, e resgatar alguns anos antes da Revolução Farroupilha, mais propriamente a Batalha do Caiboaté, no dia 09 de Fevereiro de 1756, onde falece o lendário Sepé Tiarajú. Dizem as más linguas burguesas que esse índio missioneiro nunca existiu. E se não tivesse existido mesmo? Que diferença faria? Parece que existe um medo de falar sobre heróis que contrariem a lógica branca da sociedade capitalista. Bento Gonçalves é exemplo de Independencia Política? Sim. Exemplo de Modelo Econômico? Não. Por isso convido você a estudar a origem do ideário que poderia ter sido a República Comunista Cristã dos Guaranis.

* Da Descoberta da América ao Achamento de um novo território

Todos aprendemos na Escola sobre Cristóvão Colombo, Pedro Alvares Cabral, e todos aqueles nomes de antigamente. Porém, quero convidá-lo a entrar nesse momento num computador, e olhar algum programa com fotos de satélite (Google Earth), e desfocalizar a lógica Lisboa/Madri, subir o mais alto possível, e navegar até o Mar del Plata, focalizar a cidade de Buenos Aires, e entrar Rio adentro. Não precisa ter medo, pois ali não existe mais um monte de índio e florestas fechadas. Existe toda uma cadeia industrial, e o Rio é a principal forma de escoar a maioria da produção. Aqui também tem poluição. Mas continuemos navegando pelos Rios Uruguai e Paraguai, a Mesopotâmia Sul-Americana. É engraçado, mas olhar que as fronteiras aqui hoje se dão principalmente por dois aspectos: Língua (Português/Espanhol) e interesses comerciais. Somente em 1991, com o Tratado de Assunção (MERCOSUL), se inverte a oposição entre as Nações, para um primeiro aspecto de Integração Regional Econômica. Mas ainda falta outro: a Integração Cultural. Para compreender melhor a origem dessa minha "viagem", precisamos desmembrar alguns aspectos:

1 - Político: Português e Espanhol (Raça Branca Européia)
2 - Ideológico: Franciscanos e Jesuítas (Igreja Católica)
3 - Econômico: Capitalismo Comercial Mercantilista (Grandes Navegações)

Estamos no ano de 1492, Espanha se unifica e descobre um novo território. Portugal por ser potência naquela época queria domínios no Novo Mundo. A Igreja então institui o Tratado de Tordesilhas. Se foi errado ou não, não sei. Mas o que chama atenção é que as principais entradas para o interior do continente ficaram para o lado espanhol. Enquanto a Espanha estava vislumbrada com o ouro do Caribe e do México, aquele território mais ao Sul somente tinha prata, então deixaram para que os padres cuidassem. Mal sabiam eles o que reservava para eles após 150 anos...

Esse período foi tão interessante que até hoje ninguém se preocupa com o Segundo Grande Contrato do Continente Americano: O Tratado de Madri de 1750. Ali se decreta o afastamento oficial da Companhia de Jesus na vida política do Novo Mundo. O resultado disso???? Dois grandes massacres (Genocídio) da Elite Branca Burguesa: A Batalha de Caiboaté, e a Guerra do Paraguai 100 anos depois. Compreender bem esse período É a Coluna Vertebral para uma possível integração Latinoamericana.

Esses dias olhei uma notícia que me chamou muita atenção: A crise imobiliaria Norte-Americana é mais grave do que se imaginara. O modelo capitalista está fragilizado novamente, a economia brasileira estável, os planos nacionais de desenvolvimento sociais acontecendo, a Venezuela se articulando com Cuba. Enfim, alguma coisa está acontecendo no Continente. Podemos estar vivendo um momento ímpar na História do continente, e a forma de vida daquelas Reduções da Mesopotâmia Sul-Americana podem nos dar um Norte, ainda mais que 2 Grandes Heróis são oriundos da Região: Sepé Tiarajú (São Miguel Arcanjo-RS) e Ernesto "Che" Guevara (Rosário-ARG). Sepé era o principal elo de ligação entre Espanha e os 7 Povos das Missões. Che é o grande nome da Contra-Cultura. E o mais interessante: entre 2001 a 2005, Porto Alegre sediou 4 vezes o principal evento Contra-corrente do Mundo: O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. Porto Alegre também é a Capital do Mercosul.

Possuímos um aspecto dual aqui no Rio Grande do Sul desde nossa fundação: Ou se é Espanhol, ou é Português; ou se é Republicano, ou se é Imperialista Brasileiro; ou é Maragato, ou é Pica-Pau; ou é Chimango, ou é Maragato; ou é Gremista, ou é Colorado; ou é PT, ou é Anti-PT. Se o Gaúcho Brasileiro, que fala português, deixar de pensar dualmente, e conjuntamente buscarmos nossa origem, poderemos ser referência histórica a nível mundial. Só para provocar: O Muro de Berlim caiu em 1989. Uma semente foi plantada no mesmo ano aqui na Prefeitura de Porto Alegre... Ou seja, algo estranho acontece aqui pelo Sul.......

3 comentários:

Unknown disse...

Seria o dono deste blog, aliás, blogger que significa a exploração da alta tecnologia e usurpação do trabalho escravo infantil de paises subdesenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil, logo, o explorado dono do Blog, um projeto de burgues? Me refiro a isto pois só nestes textos do aspirante a historiador Guerguen você faz uma viajem da pequena burguesia mercantilista dos feudos à rivalidade gre-nal, do bem contra o mal, da beleza dos ideais socialista contra o maldoso capitalismo e seu poder econômico. Recomendo o blog a quem quer ler, ler, ler, e não concluir nada além de que tudo não passa de uma conspiração burguesa - incluindo os novos lançamentos do cinema.

abraços!! Leaaaaaaaall

Marcelo disse...

tsc tsc tsc....

Capaz que o Leal não ia chinelear meu trabalho... uahuahauhauhauhaahua

Pedro Gusmao disse...

bem legal camarada
parabens pela ideia