domingo, 23 de setembro de 2007

Um pedacinho do céu na Terra - Parte II

"Religião

A religião foi a razão da fundação das reduções. Com a intenção de catequizar os índios, oferecendo ensinamentos diversos voltados à Cristianização e sobrevivência - como plantação, manejo de animais, arte e muito mais - os jesuítas vieram às Américas. Aqui criaram uma comunidade que conheceu a organização, o sentimento de união, o compromisso de aperfeiçoamento, a idéia de coletividade que tornava tudo comum e abundante, chegando mesmo a conquistar excedentes que eram vendidos em outras regiões da América e na Europa.

O local onde a utopia do Cristianismo virou realidade apresenta a emoção da fé em todos os espaços. E entre os passeios religiosos da região está o Circuito das Imagen Missioneiras, onde o visitante pode contemplar uma seleção de peças produzidas à época das reduções, dos mais diversos santos e, também, de variados materiais e linguagens artisticas.

Outro passeio fundamental para entnder a espiritualidade local é a visita ao Santuário de Caaró. Local que homenageia a morte dos santos missioneiros Roque Gonzáles, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, ocorrida em 1628, este santuario recebe romarias e peregrinações onde milhares de pessoas, de todos os continentes, buscam a água reconhecida como milagrosa. Esta água foi responsável pela canonização dos três santos, que deu-se em 1985. Caaró fica no municipio de Caibaté, a 25 km do Patrimônio Cultural da Humanidade.

História

Conhecer a Região das Missões é uma verdadeira viagem no tempo. Andar por aqui faz reviver a saga dos jesuítas que, em 1609, atravessaram o Atlântico, rumo ao desconhecido, para conviver com os Guaranis dentro dos principios da fé cristã.

Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, todas as terras da então chamada Provincia Jesuítica pertenciam à coroa espanhola. Lá conviveram 30 povos, por 160 anos, chegando a agrupar até 100 mil indígenas em torno de uma sociedade altamente desenvolvida nos mais variados aspectos - uma experiência única no mundo até então e, provavelmete até hoje.

Em 1750, porém, com o Tratado de Madri, as reduções passaram a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranitica, da qual emergiu o lendário guerreiro guarani Sepé Tiarajú com seu brado 'esta terra tem dono!'. Pela imensa diferença de armamento, os índios foram derrotados. O golpe final que levou o projeto ao extermínio, foi a expulsão dos jesuítas em 1768.

Hoje, o povo missioneiro é representado por uma mistura de raças, permitindo uma riqueza de aspectos em todas as manifestações culturais.

..."

Pelo avançado da hora, amanhã digitarei o resto do material, e um primeiro texto sobre a experiencia desse final de semana...

Nenhum comentário: