sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Esboço da História da Guerra do Paraguai

Começo esse artigo buscando alguns fatos da História do Continente, mais propriamente sobre o conflito mais sangrento que ja fora visto por esses pagos. Se trata da Guerra do Paraguai, entre 1865 e 1870, onde 99,5% da população masculina e mais de 50% da população feminina foram disimados, acabando com a principal potencia econômica Sul-Americana daquela época, e tratado como ato heróico e de bravura dos Brasileiros, Argentinos e Uruguaios. Para os desavisados, a razão do Paraguai ser potência nasce em 1609 no interior do Continente, entrando através do Mar del Plata. Mas isso tratarei em outro momento.

Em 1810 Paraguai consegue sua independencia em relação a Coroa Espanhola. Um dos maiores idealizadores da independencia fora Dr. Francia, um descendente guarani, e conseguiu integrar algumas sociedades q tinham sido desmembradas e outras que faziam resistencia para permanecer com sua forma de viver. Eram as antigas Reduções Jesuíticas, e tinham um modo extremamente coletivista de se organizar em perimetros urbanos. Essa é uma parte da história que os livros não divulgam infelizmente.

Após sua independencia, na presidencia desse novo país assume Francisco Lopez, e após sua morte seu filho Solano Lopez, tendo como base a organização socialista na prática. A industrialização do Paraguai era algo impressionante, mas tão impressionante q incomodava os interesses da então potente Inglaterra. Se vcs se recordarem dos seus livros de história do ensino médio, vão recordar que a Inglaterra era os EUA do Séc XIX, devido suas Revoluções Industriais, e Revoluções Burguesas que ocorrera entre os Séc XVII e XIX.

Agora imaginem a seguinte questão: Vc é um país independente e forte no coração do Sul do Novo Mundo, descendente de um povo local, organizados a partir de pensamentos cristãos primitivos, sendo ridicularizados e taxados pela sociedade eurocentrista da época, e ainda tendo q recuperar esse ideário social nas cidades que foram desmembradas em 1768 nas Guerras Guaraniticas. Mas como ja comentei anteriormente, isso irei dissertar melhor em outro momento.

Se vcs olharem o mapa do continente Sul Americano irão ver que entrando na bacia do Prata encontrarão dois grandes rios que entram no continente: o Rio Uruguai e o Rio Paraguai. As sociedades que o Paraguai queria recuperar eram justamente as reduções que tinham sido organizadas durante mais de 150 anos, que tinham como base social a horizontalidade e a coletividade. Os Jesuítas foram expulsos do território, pois Marquês de Pombal já percebera que em questão de 20 a 30 anos aquela sociedade poderia se unificar, e formar uma possivel Federação. Não é de graça que todos os documentos e livros de história descreditam totalmente dos Jesuítas. Imaginem o tamanho do território que deveria ser resgatado... Compreende hoje aos seguinte espaços atualmente: Oeste da Argentina até Buenos Aires, todo o Uruguai, todo o Estado do Rio Grande do Sul, parte do Estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Grande, não????? Alguma vez já pararam para pensar o porquê dos tantos Tratados que ocorreram depois de Tordesilhas? Tratado de Santo Ildefonso e Tratado de Madri, e as guerras travadas para garantir esses territórios?

Buenas, voltando ao assunto, houve a necessidade de reconquistar e recuperar esses territórios. Foi então que em plena metade do Séc XIX, o Brasil, a Argentina e o Uruguai resolveram se unificar numa Aliança, e financiados pela Inglaterra DEVASTARAM toda uma população... Em 1870, quando Solano Lopez foi morto, na frente de batalha vc encontrava meninos de 12, 13, 14 anos lutando para garantir seu país... Não existia mais nenhum homem vivo acima de 14 anos...

Continua...

Um comentário:

Unknown disse...

gaspar rodriguez de francia foi filho de un capitan brasileiro y una aristocrata de asuncao, nao descendente de guarani , disculpo sua ignorancia sobre a historia no brasil nuncan dizem a verdade , ainda hoje o povo guarani sofre a exploracao dos bandeirantes con a represa de itaipu