sábado, 4 de agosto de 2007

Interessante como são as coisas

Tenho uma amiga minha que atualmente está estudando Medicina em Cuba. Ela lendo o meu blog, me comentou como é a relação de prepotencia do Brasileiro e do Argentino em relação ao povo paraguaio, mesmo eles nos adorando. Fico me perguntando: Como podemos, nós brasileiros, sermos tão mesquinhos em relação aos nossos vizinhos????

Ela estava me contando que ela mora junto com duas meninas paraguaias, e que as meninas disseram a ela que o povo paraguaio morre de amores pelo Brasil, mesmo depois da Guerra do Paraguai. Nossa dívida para com aquele povo acredito que não tenha valor que possa saldar...

Mas o que mais me chamou a atenção nessa conversa com essa amiga foi o que ocorreu durante a Copa Améica agora em 2007. Ela me dizendo que ocorreu discussões feias dentro da Casa dos Estudantes em relação as nacionalidades. Até aí, nada de novo. O que me chamou a atenção foi que lá estava todo mundo acompanhando de perto a Copa América, vendo todos os detalhes, enquanto que aqui no Brasil a Copa América (maior evento futebolistico do continente) foi tratado como algo secundário pelos grandes meios. O Brasil, reconhecido globalmente como o País do Futebol, não deu a mínima importância para o evento, somente porquê estava sediado na Venezuela. E o mais interessante: a mídia divulgou muito pouco sobre a sociedade venezuelana, seus costumes, etc (normalmente a mídia aproveita os eventos esportivos para "ensinar" o povo sobre aquele país). O que era passado mais nos meios de comunicação sobre a Venezuela era o Fim da concessão da RCTV, e não sua população... é lastimavel.

Por falar em mídias, dia 05 de outubro termina a concessão da Rede Globo junto ao Governo Federal. Será que não seria interessante debatermos isso na nossa sociedade?

Nenhum comentário: