sábado, 4 de agosto de 2007

Sistema justo?


Encontrei na internet essa imagem, e resolvi filosofar em cima dela... Como funciona a estrutura do Sistema Capitalista?

No topo da piramide encontramos o dinheiro. O objetivo principal do Sistema é a obtenção de lucro. Então tudo aquilo que alguém for produzir deve ter por objetivo principal o lucro, independente da forma como foi obtido. A ideologia maior é o dinheiro... Não existe mais a figura de Deus como algo superior, e sim a grana, a bufunfa, o money, la plata, ou a forma como queira chamar.

Logo abaixo vemos os detentores da grana. Quem é dono da riqueza produzida. No desenho vemos as pessoas q detêm o poder. Seja um Monarca, um Latifundiário, um Industriário, ou um Banqueiro. Eles que detêm a tão querida bufunfa acumulada.

Para justificar essa parte da pirâmide, encontramos sacerdotes. Mas por que sacerdotes? Eles são justamente que regulamentam a sociedade. Pode ser um deputado tradicional, um Juiz de Direito, um padre, um pastor, ou a própria mídia. Eles que cumprem o papel de alienar a população, para que não se revoltem com a lógica do Sistema. Eles que formulam as Leis que a população deve seguir.

Abaixo deles encontramos as Forças Armadas, o aparato oficial do Sistema para que defenda a estrutura. São eles que são mandados pelos que estão mais ao topo da pirâmide para atacar quem quer que seja caso o Sistema se sinta ameaçado. Quem imaginou que as forçsa armadas fossem para proteger a nação, desculpe pela desilusão.

Usufruindo e aproveitando as regalias do Sistema encontramos a Classe Média, a fatia da sociedade mais podre. São os que afirmam que o Sistema é bom, são os que pensam que sabem de alguma coisa. Encontramos nessa fatia o típico "Cidadão de Bem", que paga seus impostos devidamente para que o Estado possa garantir sua pancinha cheia. Normalmente é nessa fatia da sociedade que encontramos as piores manifestações de racismo, homofobismo, xenofobismo, machismo, e toda e qualquer forma de discriminação social. São os que ficam chocados com as Tsunamis na Ásia, com as guerras no outro lado do mundo, ligam para o Criança Esperança, e são os que afirmam que negros, pobres, gays, e mulheres são seres inferiores na sociedade. São os que VIVEM no Sistema.

Na base da piramide, compondo 80% da sociedade, encontramos o famoso proletariado. Essa grande fatia da sociedade são operários, camponeses, e qualquer tipo de trabalhador que é obrigado a vender sua força de trabalho por migalhas no final do mês. São os que SOBREVIVEM da forma que dá no Sistema. Aqui encontramos os habitantes da periferia, que acordam as 04 da manhã para chegarem as 07:30 em seu trabalho. Aqui encontramos o assalariado, que recebe o suficiente para sobreviver. Aqui encontramos os que sustentam o Sistema. Eles que trabalham para que a pirâmide fique de pé. São os que produzem para que a Classe Média possa consumir, são os que apanham das Forças Armadas quando fazem greve, são os que são iludidos pelos sacerdotes, são os que vivem e morrem para os que detêm o Sistema, são os que nem enchergam o Capital acumulado...

E tem gente com coragem de dizer que isso é justo...

Um comentário:

Luiza disse...

Gostei, gostei.
Bem melhor a cara do blog.
bj